Jogo do ano

Flamengo é Flamengo!
E fim de papo.
Marcadores: Coluna do Luã Gouveia Maia
Marcadores: Coluna do Luã Gouveia Maia
Enfim o momento tão esperado pela nação, Vagner Love com o manto, emocionado, declarando e se apresentando ao Mais Querido!
Marcadores: Coluna da Lucy Paiano
![]() |
Victor Boleta em ação pelo Brasileiro de clubes (Foto: Joaquim Azevedo) |
Marcadores: Coluna do Joaquim Azevedo, Futebol de 7
Marcadores: Coluna do Luã Gouveia Maia
Marcadores: Coluna do Pablo dos Anjos
Coluna do Paulo Monteiro - @PauloJournalist
Marcadores: Coluna do Paulo Jornalista
Marcadores: Coluna do Luã Gouveia Maia
Marcadores: Coluna do Bruno da Silva
Coluna do Paulo Monteiro - @Paulojournalsit
Marcadores: Coluna do Paulo Jornalista
![]() |
Guilherme é um dos melhores do país na posição (Foto: Joaquim Azevedo) |
Marcadores: Coluna do Joaquim Azevedo, Futebol de 7
Marcadores: Coluna do Luã Gouveia Maia
Marcadores: Coluna da Lucy Paiano
Marcadores: Coluna da Lucy Paiano
Coluna do Paulo Monteiro - @PaulojournalistUma vez me perguntaram qual jogodo Flamengo marcou minha vida, respondi que era difícil responder, pois tive abenção de presenciar dezenas de jogos majestosos do Mais Querido do Brasil.
Marcadores: Coluna do Paulo Jornalista
Olá nação, vou iniciar o ano aqui no blog com uma entrevista com goleiro Douglas Henrique dos juniores.
Marcadores: Coluna da Lucy Paiano, Entrevistas
Coluna do Paulo Monteiro @paulojournalist
Hoje é dia 06/01/2012 e o Flamengo não contratou ninguém expressivo, fez uma proposta “merreca” pelo Vágner Love, não definiu a permanência do Thiago Neves e já conta com três micos no ano: Eliminação vergonhosa num torneio internacional sub 17 em Belo Horizonte, campeonato brasileiro sub 20 e a copa São Paulo de Juniores. A torcida paga pela inoperância da diretoria do clube e pela incompetente e desligada presidente. Até quando iremos tolerar essa situação, alem do mais, o Flamengo tornou-se um time de empresários onde só joga quem paga jabá. Pelo andar da carruagem a coisa não vai ser muito boa em 2012 e devemos estar preparados para o pior, o que passamos ano passado não deve ser a metade do que poderemos enfrentar.
Você pode dizer que estou sendo pessimista derrotista ou qualquer outra coisa, mas tento ser realista e ter os pés nos chão. “Um homem prevenido vale por dois”. Não tenho ilusões, ainda mais com esse time. Daqui a quantas semanas começa o Campeonato Carioca de 2012? Temos time pra ganhar esse de forma invicta como ganhamos no ano passado? Nossas revelações das divisões de base estão se empenhando em campo ou vestiram mascaras ou sapato alto? Caro amigo e irmão rubro-negro, lembrando de alguns times que já tivemos no passado, esse não inspira confiança alguma. Comecei a acompanhar o Flamengo em 1976 e de lá pra cá já vi muita coisa. Não me contento com pouca coisa, com Deivid, Itamar e outros jogadores de segunda linha. “Conte comigo, Mengão, acima de tudo, Rubro-Negro”.
Marcadores: Coluna do Paulo Jornalista
O ano é 2012, mas a sensação é de que a temporada passada ainda não terminou. Depois das frustrações de 2011, ano recheado de decepções e críticas - justas por sinal - ao time comandado por Luxemburgo, o Flamengo inicia a atual temporada sob pressão. Ainda em busca por reforços de peso, que elevem o nível técnico da equipe, a diretoria rubro-negra tem um desafio ainda maior em busca do sucesso no ano: criar juízo no atual elenco do Mais Querido.
Me parece evidente que a permanência de Thiago Neves, aliada às contratações de Vagner Love e um zagueiro experiente - Juan é o sonho de consumo -, colocarão, em tese, o Flamengo como um forte candidato à conquista da Libertadores 2012. Apesar do flagrante pessimismo de grande parte da torcida, acredito que os reforços chegarão e que o time de Luxemburgo terá condições de fazer boa campanha na temporada. Infelizmente, isso não é o ponto que mais me aflige.
Mesmo com muitos defeitos estruturais e táticos, sempre considerei o time do Flamengo de 2011 de razoável para bom. A grande falha, na minha visão, foi a falta de comprometimento da equipe. A irritante característica da empáfia. Luxemburgo e seus comandados davam a impressão - e acho que acreditavam nisso de fato - de que poderiam vencer seus jogos a qualquer momento. Uma soberba típica do Flamengo, mas que me pareceu insuflada pelo ego sem tamanho do "pofexô".
É claro que a falta de padrão tático da equipe foi fator preponderante para o desempenho irregular durante a temporada, mas é preciso admitir que o time do ano passado foi desinteressado em várias partidas, fanfarrão mesmo. Essa falta de seriedade não se aplica apenas ao campo de jogo. Muitos jogadores não tiveram condutas condizentes com a grandeza do clube. A começar por Ronaldinho Gaúcho, que aproveitou a noite carioca como poucos ano passado. Um capitão de verdade, de respeito, não pode agir assim, não pode ser o líder da gandaia. Tem de ser exemplo, referência. Isso sem falar no Willians, no Diego Maurício, no Alex Silva, entre outros.
Enfim, gostaria de ver um Flamengo diferente em 2012. Uma equipe consciente da importância de representar o Manto Sagrado. Unida, coletiva, empenhada em um objetivo maior: levar o Flamengo às vitórias. Por tudo isso, acho que a chegada de grandes jogadores não garante sucesso ao Mais Querido. É preciso mais, bem mais. A oportunidade está aí. Todo rubro-negro deseja fervorosamente conquistar novamente a Libertadores. E o elenco atual - com as possíveis e esperadas chegadas de Love e Juan - pode entrar para a história do clube mais popular do país. Mas sem foco e responsabilidade, nada disso será possível. O ano de 2011 foi praticamente jogado no lixo. Que 2012 seja diferente! Afinal de contas, errar uma vez é humano, insistir no erro é burrice.
Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC
Marcadores: Coluna do Pablo dos Anjos
![]() |
Flamengo/Iate Modus comemora mais um título nacional (Foto: Joaquim Azevedo) |
Marcadores: Coluna do Joaquim Azevedo, Futebol de 7